nice-sorriso

Projetos em

DESTAQUE

CONHEÇA NOSSOS PROJETOS

Participe ou colabore

Envelhecimento Sustentável e Saúde Planetária – Estudo ESSP

O aumento da expectativa de vida é uma das maiores conquistas da humanidade. As pessoas no mundo inteiro estão envelhecendo e vivendo cada vez mais. Contudo, para o aumento da longevidade, os recursos naturais do nosso planeta têm sido muito explorados. Mudanças ambientais induzidas pela exploração humana favorecem a ocorrência de doenças, sobretudo entre as pessoas idosas. Infelizmente, nem todas as pessoas envelhecem de modo saudável, bem-sucedido, possuindo graus variados de morbidade e dependência. As alterações no meio ambiente podem contribuir para o surgimento de doenças. Assim, para proteger a saúde humana é preciso que a saúde do planeta também seja preservada.

No entanto, do mesmo modo que as alterações ambientais comprometem a saúde humana, o modo de viver pouco sustentável e as doenças comuns no envelhecimento, sobretudo aquelas relacionadas com maior dependência, comprometem a saúde do planeta. Pessoas doentes e dependentes consomem mais recursos naturais.
Precisamos entender que se desejamos viver mais e melhor em um mundo saudável, precisamos nos preocupar com o modo com que envelhecemos e com que vivemos para alcançar um padrão de envelhecimento que seja sustentável para a preservação da saúde
do planeta. É necessário, portando, que haja um alinhamento entre as agendas de envelhecimento bem-sucedido e desenvolvimento sustentável.
Iniciativas nessa direção já foram desencadeadas. A própria agenda da Organização das Nações Unidas chamada de “Década do Envelhecimento Saudável” tem como fundamento a agenda que trata dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O desafio agora é implementar um plano estratégico de ações, direcionado pelas agendas de envelhecimento saudável e desenvolvimento sustentável.
Como proposta de contribuição para essas duas agendas, surgiu o estudo ESSP (Envelhecimento Sustentável e Saúde Planetária). Trata-se de um estudo interprofissional, transdisciplinar, proposto por um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo, em 2020, que tem como objetivo mapear indicadores de ESSP e avaliar o quão sustentavelmente as pessoas estão envelhecendo, na direção da saúde planetária. Para tanto, foi criado um instrumento de avaliação que permite que os
idosos se auto avaliem e verifiquem se o modo como estão envelhecendo é sustentável para a manutenção da saúde do planeta.

Este estudo em andamento é coordenado pela Profa Dra Renata E. L. Ferretti-Rebustini e pelo Prof. Dr. Antonio Mauro Saraiva. Fazem parte da equipe de pesquisa os Professores Dr Eduardo Ferrioli, Flávio Rebustini e Wilson Jacob-Filho. O Estudo conta com a participação de outros pesquisadores em formação: Arthur Meira Jambiero (aluno de iniciação científica) e Marecelle Padula (pós-doutoranda).

Se você tem 60 anos ou mais e deseja conhecer o quão sustentável é seu modo de viver, clique aqui e preencha um rápido questionário.

Conheça seu nível de Envelhecimento Sustentável, clique aqui!

Pegada Ecológica

Você sabia que a área biologicamente produtiva necessária para fornecer os recursos que precisa para viver o seu estilo de vida é chamada de pegada ecológica? Quantos planetas são necessários para sustentar seu estilo de vida? Calcule sua pegada ecológica! Clique aqui

Alimentação

Pense que

O que consumimos
nas nossas refeições e
o desperdício
alimentar interferem
na saúde do planeta

Comece já

Reduzir o consumo de produtos de origem animal e aumentar o consumo de alimentos frescos, não embalados e produzidos localmente

Estilo de vida saudável

Pense que

O estilo de vida saudável reduz a chance de doenças que resultem em dependência e incapacidade. A maior necessidade de medicamentos e dispositivos de saúde aumenta o uso de recursos naturais e prejudica a saúde ambiental

Comece já

Adote um estilo de vida saudável, praticando atividade física regular, visitando lugares que permitam o contato com a natureza, reduzindo o consumo de álcool, interrompendo o consumo de cigarros e outros tipos de fumo, tomando vacinas recomendadas, fazendo acompanhamento de saúde regular.

Consumo
consumo excessivo

Pense que

O consumo em excesso e o descarte inadequado de papel, roupas e eletrônicos danificam o ambiente, comprometendo a saúde planetária

Comece já

Racionalizar as compras mensais para reposição de vestuário, mobiliário e eletrodomésticos, dispositivos eletrônicos e papéis. Criar o hábito da reciclagem de plásticos, do descarte consciente de produtos não utilizados
Energia
uso de energia renovável

Pense que

O uso de energias renováveis auxilia no enfrentamento das alterações climáticas. A mobilidade urbana centrada no uso de automóveis é uma forma de uso de energia não renovável.

Comece já

Utilizar meios alternativos para a mobilidade urbana, reduzindo o uso de automóveis. Usar veículos compartilhados, transporte público, andar de bicicleta ou caminhar para o trabalho sempre que possível.
Cidades

Pense que

O planejamento urbano é primordial para a gestão dos recursos ambientais

Comece já

Pensar no planejamento urbano à partir da moradia em que vive, pensando na sustentabilidade ambiental
Planeta

Pense que

Os ecossistemas naturais são fundamentais para a saúde humana e do planeta

Comece já

Proteger os ecossistemas naturais cuidando da natureza para sua preservação

Clique aqui para saber mais sobre esse assunto

Pin Up Aviator hilesi axtarışına məhəbbətlə baxış Mən həmişə sevimli komandalarımı dəstəkləyən, hər oyunu izləərkən ürəyi sürətlə döyünən bir idmansevərəm. “Pin Up …

EEUSP logotipo

Núcleo interprofissional de Investigação em Cuidado no Envelhecimento​

Grupo de pesquisa cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, vinculado à Escola de Enfermagem da USP

Endereço: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419. 3º andar. Sala 354. Cerqueira César. São Paulo, SP – Brasil.